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CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA  2018


A Comissão de Inclusão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação já começou seus trabalhos este ano e estruturou Curso de Capacitação em Docência Inclusiva 2018 que objetiva qualificar os assistentes de inclusão  e abrange vários temas de inclusão, veja o calendário:

CALENDÁRIO SEMESTRAL DO CURSO

1º semestre
LOCAL: Laboratório Labrinco (Prédio da 1ª fase CEPAE) Quinta-feira de 11h00 as 12h30

OUTROS LOCAIS: CINE UFG e LAI (Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFG)


MÊS
DIA / TEMA
PESQUISADOR(A) CONVIDADO(A)

Março

06 e 09 – Planejamento anual

15- Reunião de planejamento da coordenação do curso

22 – Vivência Inclusiva: Musicoterapia
Música e Cognição: Seguindo o som

29 – Tema: O diário de Campo, as atividades adaptadas na sala de aula e a avaliação.

Profa Dra Cláudia Barreto
Equipe


Profa Dra Cláudia Zanini
(Música/UFG)

Profa Dra Cláudia Barreto
(UFG)

Abril

05 – Roda de Conversa

12 – A educação matemática na perspectiva da inclusão escolar

19 - A Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva

26- Orientações para o desempenho escolar de alunos com dislexia, disgrafia e discalculia no contexto escolar – Parte 1

Setor de Psicologia

Profa Ms. Luciana Parente
(UFG)

Profa Dranda Maria José / Klébia/ Ynara  (UFG)
Profa Dra Sandra Barbosa
(Psicologia/UFG)

Maio

03 - Roda de conversa

 10 - Orientações para o desempenho escolar de alunos com dislexia, disgrafia e discalculia no contexto escolar – Parte  2

17 – O projeto de Ensino Fundamental do CEPAE

Setor de Psicologia

Profa Dra Sandra Barbosa
(Psicologia/UFG)

Profa Dra Sonia Santana e Profa Ms.Andréa Alves (CEPAE/UFG)

Junho

***07- Dificuldades de ensino-aprendizagem: Do aluno ou do professor? – Parte 1 (Horário esp.: 10h30 as 12h30)


***14– Dificuldades de ensino-aprendizagem: Do aluno ou do professor? – Parte 2 (Horário esp.: 10h30 as 12h30)


21- O desenvolvimento escolar da criança com o Espectro Autista – Parte 1

28- O desenvolvimento escolar da criança com o Espectro Autista – Parte 2

Psic. Esp. Terezinha Nogueira / Renovar Espaço Clínica/ Programa Saudavelmente/ UFG Goiânia
Psic. Esp. Terezinha Nogueira / Renovar Espaço Clínica/ Programa Saudavelmente/ UFG Goiânia
Psic. Ms. Leana Vilmar Bernardes IGAC/ Goiânia
Psic. Ms. Leana Vilmar Bernardes IGAC/ Goiânia
Julho

05- Roda de Conversa
Simpósio de Educação Inclusiva 2018 –
Estruturação de equipes

12- O Uso das Tecnologias por Crianças e Adolescentes – Avanços e Riscos.
*Entrega dos diários de campo do semestre


Setor de Psicologia



Prof. Dr. Wanderley Alves (UFG)

Férias da UFG: 17 a 31/07/2018

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Quem somos?

O objetivo deste blog é divulgar o projeto de Educação Inclusiva desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE). O projeto é desenvolvido por meio de assistência aos alunos com diversas necessidades educacionais especificas, dentre elas Síndrome de Down, Dislexia e Autismo. Estes alunos são acompanhados por graduandos de licenciaturas, tais quais Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Biologia e Artes Cênicas. A assistência ocorre em conjunto ao professor regente, em que os assistentes auxiliam nas atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Reunião da Comissão de Educação Inclusiva com Pais, Alunos e Mestres: diálogo necessário A Comissão de Inclusão e a Coordenação da Segunda Fase do Ensino Fundamental do CEPAE realizaram no dia 14 de junho de 2018, das 16 às 18 h, a reunião com os pais dos alunos assistidos da Segunda Fase do Ensino Fundamental. Na ocasião estiveram presentes pais de alunos, alunos e membros da comissão. Os assuntos tratados na reunião foram: 1- O trabalho de assistência a alunos na 2a fase; 2- A importância do acompanhamento dos pais no desempenho escolar dos filhos: valorização do potencial do estudante/filho(a); a inclusão dele(a) no grupo; tarefas escolares e presença nas aulas; 3- A relação pais/professores/assistentes de alunos; 4- Outros. Após a apresentação dos participantes a professora Claudia fez uma dinâmica com os pais pedindo que cada um deles falasse em que seu filho é bom, qual o potencial do(a) filho(a). A ide
Livro tematiza a Síndrome de Down e traz informações relevantes para professores e pais "O sucesso do desenvolvimento neuro-psico-motor da pessoa com síndrome de Down depende dos esforços e do conhecimento de diversos profissionais da saúde. A síndrome de Down é uma anomalia genética que pode determinar na pessoa que a possui características e patologias que, devidamente supervisionadas, não serão empecilho para uma vida saudável, útil e feliz". O trecho acima é uma citação do livro "Síndrome de Down - formações, caminhos e histórias de amor", uma coletânea de textos organizados por Vanessa Helena Santana Dalla Déa e Edison Duarte, e impresso pela Phorte Editora.  O livro expõe uma série de textos com informações úteis aos diversos profissionais que atuam na estimulação da pessoa com síndrome de Down, do seu nascimento até a sua velhice, nos diversos ambientes que convive: família, escola, trabalho e atividades cotidianas. O objetivo é possibilit