Pular para o conteúdo principal

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DOCÊNCIA INCLUSIVA  2018


A Comissão de Inclusão do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação já começou seus trabalhos este ano e estruturou Curso de Capacitação em Docência Inclusiva 2018 que objetiva qualificar os assistentes de inclusão  e abrange vários temas de inclusão, veja o calendário:

CALENDÁRIO SEMESTRAL DO CURSO

1º semestre
LOCAL: Laboratório Labrinco (Prédio da 1ª fase CEPAE) Quinta-feira de 11h00 as 12h30

OUTROS LOCAIS: CINE UFG e LAI (Laboratório de Acessibilidade e Inclusão da UFG)


MÊS
DIA / TEMA
PESQUISADOR(A) CONVIDADO(A)

Março

06 e 09 – Planejamento anual

15- Reunião de planejamento da coordenação do curso

22 – Vivência Inclusiva: Musicoterapia
Música e Cognição: Seguindo o som

29 – Tema: O diário de Campo, as atividades adaptadas na sala de aula e a avaliação.

Profa Dra Cláudia Barreto
Equipe


Profa Dra Cláudia Zanini
(Música/UFG)

Profa Dra Cláudia Barreto
(UFG)

Abril

05 – Roda de Conversa

12 – A educação matemática na perspectiva da inclusão escolar

19 - A Educação Infantil na Perspectiva Inclusiva

26- Orientações para o desempenho escolar de alunos com dislexia, disgrafia e discalculia no contexto escolar – Parte 1

Setor de Psicologia

Profa Ms. Luciana Parente
(UFG)

Profa Dranda Maria José / Klébia/ Ynara  (UFG)
Profa Dra Sandra Barbosa
(Psicologia/UFG)

Maio

03 - Roda de conversa

 10 - Orientações para o desempenho escolar de alunos com dislexia, disgrafia e discalculia no contexto escolar – Parte  2

17 – O projeto de Ensino Fundamental do CEPAE

Setor de Psicologia

Profa Dra Sandra Barbosa
(Psicologia/UFG)

Profa Dra Sonia Santana e Profa Ms.Andréa Alves (CEPAE/UFG)

Junho

***07- Dificuldades de ensino-aprendizagem: Do aluno ou do professor? – Parte 1 (Horário esp.: 10h30 as 12h30)


***14– Dificuldades de ensino-aprendizagem: Do aluno ou do professor? – Parte 2 (Horário esp.: 10h30 as 12h30)


21- O desenvolvimento escolar da criança com o Espectro Autista – Parte 1

28- O desenvolvimento escolar da criança com o Espectro Autista – Parte 2

Psic. Esp. Terezinha Nogueira / Renovar Espaço Clínica/ Programa Saudavelmente/ UFG Goiânia
Psic. Esp. Terezinha Nogueira / Renovar Espaço Clínica/ Programa Saudavelmente/ UFG Goiânia
Psic. Ms. Leana Vilmar Bernardes IGAC/ Goiânia
Psic. Ms. Leana Vilmar Bernardes IGAC/ Goiânia
Julho

05- Roda de Conversa
Simpósio de Educação Inclusiva 2018 –
Estruturação de equipes

12- O Uso das Tecnologias por Crianças e Adolescentes – Avanços e Riscos.
*Entrega dos diários de campo do semestre


Setor de Psicologia



Prof. Dr. Wanderley Alves (UFG)

Férias da UFG: 17 a 31/07/2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos?

O objetivo deste blog é divulgar o projeto de Educação Inclusiva desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE). O projeto é desenvolvido por meio de assistência aos alunos com diversas necessidades educacionais especificas, dentre elas Síndrome de Down, Dislexia e Autismo. Estes alunos são acompanhados por graduandos de licenciaturas, tais quais Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Biologia e Artes Cênicas. A assistência ocorre em conjunto ao professor regente, em que os assistentes auxiliam nas atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Brincar para é todos! Uma atividade que é sempre proclamada como positiva para o desenvolvimento das crianças é a brincadeira. Entretanto, nem sempre há materiais que orientam o professor como proporcionar a brincadeira inclusiva na escola. O livro "Brincar para todos" expõe cento e cinco atividades de brincadeiras voltadas para pessoas com deficiência visual, desde bebês até a idade escolar. Vale a pena conferir! Baixe o livro no link abaixo: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12665:brincar-para-todos