Reunião da Comissão de Educação Inclusiva
com Pais, Alunos e Mestres: diálogo necessário
A
Comissão de Inclusão e a Coordenação da Segunda Fase do Ensino Fundamental do
CEPAE realizaram no dia 14 de junho de 2018, das 16 às 18 h, a reunião com os
pais dos alunos assistidos da Segunda Fase do Ensino Fundamental. Na ocasião
estiveram presentes pais de alunos, alunos e membros da comissão.
Os
assuntos tratados na reunião foram: 1- O trabalho de assistência a alunos
na 2a fase; 2- A importância do acompanhamento dos pais no desempenho escolar
dos filhos: valorização do potencial do estudante/filho(a); a inclusão dele(a)
no grupo; tarefas escolares e presença nas aulas; 3- A relação
pais/professores/assistentes de alunos; 4- Outros.
Após a apresentação dos participantes a professora Claudia fez uma
dinâmica com os pais pedindo que cada um deles falasse em que seu filho é bom,
qual o potencial do(a) filho(a). A ideia é de valorizar as qualidades e
capacidades e não enfatizar só as deficiências e limitações dos estudantes.
Provavelmente o momento mais rico da reunião foi esse, quando cada mãe/pai
falou de seu filho. Posteriormente foi apresentado o trabalho dos assistentes
de inclusão, bem como seu curso de capacitação. Finalizando a professora
Cláudia enfatizou a importância de a família acompanhar e valorizar o
desempenho do aluno, orientar as tarefas de casa, ter assiduidade na escola e
sempre estarem em diálogo com os professores de seu/sua filho(a).
Finalizando
a reunião, a professora Cláudia explicou que a Comissão de Inclusão está
esperando os encaminhamentos dos conselhos de classe da primeira escala para
saber a avaliação do desempenho escolar desses alunos até o momento. A
professora Poliana falou do blog da comissão e pegou os e-mails dos presentes
para inscrevê-los no blog. Após a saída dos pais foi aventada entre os membros
da comissão a possiblidade de fazer reuniões específicas com as famílias e
professores de disciplinas que eles tenham mais dificuldades.
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