Pular para o conteúdo principal

Reunião da Comissão de Educação Inclusiva com Pais, Alunos e Mestres: diálogo necessário






A Comissão de Inclusão e a Coordenação da Segunda Fase do Ensino Fundamental do CEPAE realizaram no dia 14 de junho de 2018, das 16 às 18 h, a reunião com os pais dos alunos assistidos da Segunda Fase do Ensino Fundamental. Na ocasião estiveram presentes pais de alunos, alunos e membros da comissão.

Os assuntos tratados na reunião foram: 1- O trabalho de assistência a alunos na 2a fase; 2- A importância do acompanhamento dos pais no desempenho escolar dos filhos: valorização do potencial do estudante/filho(a); a inclusão dele(a) no grupo; tarefas escolares e presença nas aulas; 3- A relação pais/professores/assistentes de alunos; 4- Outros.

Após a apresentação dos participantes a professora Claudia fez uma dinâmica com os pais pedindo que cada um deles falasse em que seu filho é bom, qual o potencial do(a) filho(a). A ideia é de valorizar as qualidades e capacidades e não enfatizar só as deficiências e limitações dos estudantes. Provavelmente o momento mais rico da reunião foi esse, quando cada mãe/pai falou de seu filho. Posteriormente foi apresentado o trabalho dos assistentes de inclusão, bem como seu curso de capacitação. Finalizando a professora Cláudia enfatizou a importância de a família acompanhar e valorizar o desempenho do aluno, orientar as tarefas de casa, ter assiduidade na escola e sempre estarem em diálogo com os professores de seu/sua filho(a).
Finalizando a reunião, a professora Cláudia explicou que a Comissão de Inclusão está esperando os encaminhamentos dos conselhos de classe da primeira escala para saber a avaliação do desempenho escolar desses alunos até o momento. A professora Poliana falou do blog da comissão e pegou os e-mails dos presentes para inscrevê-los no blog. Após a saída dos pais foi aventada entre os membros da comissão a possiblidade de fazer reuniões específicas com as famílias e professores de disciplinas que eles tenham mais dificuldades.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem somos?

O objetivo deste blog é divulgar o projeto de Educação Inclusiva desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE). O projeto é desenvolvido por meio de assistência aos alunos com diversas necessidades educacionais especificas, dentre elas Síndrome de Down, Dislexia e Autismo. Estes alunos são acompanhados por graduandos de licenciaturas, tais quais Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Biologia e Artes Cênicas. A assistência ocorre em conjunto ao professor regente, em que os assistentes auxiliam nas atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
II Fórum Nacional Escola de Educação Básica para Todos Local : Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás Tipo : Nacional Event email : fneebparatodos@gmail.com Período do Evento :  27 a 06 Setembro 2018
Livro tematiza a Síndrome de Down e traz informações relevantes para professores e pais "O sucesso do desenvolvimento neuro-psico-motor da pessoa com síndrome de Down depende dos esforços e do conhecimento de diversos profissionais da saúde. A síndrome de Down é uma anomalia genética que pode determinar na pessoa que a possui características e patologias que, devidamente supervisionadas, não serão empecilho para uma vida saudável, útil e feliz". O trecho acima é uma citação do livro "Síndrome de Down - formações, caminhos e histórias de amor", uma coletânea de textos organizados por Vanessa Helena Santana Dalla Déa e Edison Duarte, e impresso pela Phorte Editora.  O livro expõe uma série de textos com informações úteis aos diversos profissionais que atuam na estimulação da pessoa com síndrome de Down, do seu nascimento até a sua velhice, nos diversos ambientes que convive: família, escola, trabalho e atividades cotidianas. O objetivo é possibilit...