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Reunião da Comissão de Educação Inclusiva com Pais, Alunos e Mestres: diálogo necessário






A Comissão de Inclusão e a Coordenação da Segunda Fase do Ensino Fundamental do CEPAE realizaram no dia 14 de junho de 2018, das 16 às 18 h, a reunião com os pais dos alunos assistidos da Segunda Fase do Ensino Fundamental. Na ocasião estiveram presentes pais de alunos, alunos e membros da comissão.

Os assuntos tratados na reunião foram: 1- O trabalho de assistência a alunos na 2a fase; 2- A importância do acompanhamento dos pais no desempenho escolar dos filhos: valorização do potencial do estudante/filho(a); a inclusão dele(a) no grupo; tarefas escolares e presença nas aulas; 3- A relação pais/professores/assistentes de alunos; 4- Outros.

Após a apresentação dos participantes a professora Claudia fez uma dinâmica com os pais pedindo que cada um deles falasse em que seu filho é bom, qual o potencial do(a) filho(a). A ideia é de valorizar as qualidades e capacidades e não enfatizar só as deficiências e limitações dos estudantes. Provavelmente o momento mais rico da reunião foi esse, quando cada mãe/pai falou de seu filho. Posteriormente foi apresentado o trabalho dos assistentes de inclusão, bem como seu curso de capacitação. Finalizando a professora Cláudia enfatizou a importância de a família acompanhar e valorizar o desempenho do aluno, orientar as tarefas de casa, ter assiduidade na escola e sempre estarem em diálogo com os professores de seu/sua filho(a).
Finalizando a reunião, a professora Cláudia explicou que a Comissão de Inclusão está esperando os encaminhamentos dos conselhos de classe da primeira escala para saber a avaliação do desempenho escolar desses alunos até o momento. A professora Poliana falou do blog da comissão e pegou os e-mails dos presentes para inscrevê-los no blog. Após a saída dos pais foi aventada entre os membros da comissão a possiblidade de fazer reuniões específicas com as famílias e professores de disciplinas que eles tenham mais dificuldades.








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O objetivo deste blog é divulgar o projeto de Educação Inclusiva desenvolvido no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE). O projeto é desenvolvido por meio de assistência aos alunos com diversas necessidades educacionais especificas, dentre elas Síndrome de Down, Dislexia e Autismo. Estes alunos são acompanhados por graduandos de licenciaturas, tais quais Língua Portuguesa, Pedagogia, Psicologia, Biologia e Artes Cênicas. A assistência ocorre em conjunto ao professor regente, em que os assistentes auxiliam nas atividades desenvolvidas pelos alunos em sala de aula.
Livro tematiza a Síndrome de Down e traz informações relevantes para professores e pais "O sucesso do desenvolvimento neuro-psico-motor da pessoa com síndrome de Down depende dos esforços e do conhecimento de diversos profissionais da saúde. A síndrome de Down é uma anomalia genética que pode determinar na pessoa que a possui características e patologias que, devidamente supervisionadas, não serão empecilho para uma vida saudável, útil e feliz". O trecho acima é uma citação do livro "Síndrome de Down - formações, caminhos e histórias de amor", uma coletânea de textos organizados por Vanessa Helena Santana Dalla Déa e Edison Duarte, e impresso pela Phorte Editora.  O livro expõe uma série de textos com informações úteis aos diversos profissionais que atuam na estimulação da pessoa com síndrome de Down, do seu nascimento até a sua velhice, nos diversos ambientes que convive: família, escola, trabalho e atividades cotidianas. O objetivo é possibilit